Por Franco Alencastro e Marcelle Bessa |
A demanda por tântalo continuará crescendo nos próximos anos a um ritmo anual médio de 5% no período 2020-2029, segundo a consultoria Roskill. Este crescimento é consequência da importância do minério para a indústria dos eletrônicos, onde é empregado na confecção de capacitores. Um dos grandes impulsionadores da demanda pelo produto será a fabricação de novos aparelhos de tecnologia 5G, que tendem a substituir os modelos atuais. Seu comércio é objeto, contudo, de preocupações internacionais sobre sua origem na República Democrática do Congo (RDC), sendo a extração controlada por grupos armados a serviço do governo de Ruanda, os quais travam um combate com o governo da RDC. O segundo maior produtor do minério é Ruanda, que não possui reservas significativas confirmadas.
Impactos em Segurança e Defesa: Existe, portanto, a forte possibilidade de que a alta demanda pelo tântalo, provocada pelo advento da tecnologia 5G, intensifique o conflito na RDC.
Indicador: Produção do mineral pelos países citados (500 toneladas foi a produção de tântalo de Ruanda em 2018, enquanto a RDC produziu 710 toneladas. Juntos, os dois países controlam 65% da produção mundial).
Fonte: ROSKILL. Tantalum: Outlook to 2029. 2020. 15a ed. Disponível em: https://roskill.com/market-report/tantalum/.