Por Ana Carolina Dias Terra e Marcelle Bessa |
No Pará, conflitos entre a Vale e os sem-terra se aproximam cada vez mais da violência. Após a ruptura das barragens de Brumadinho e Mariana a mineradora precisou aumentar sua produção para compensar as perdas. Com isso, ocorreu um avanço dos conflitos entre agentes da empresa e a população sem-terra que trabalha com agricultura na região. As tensões ocorrem uma vez que as regiões com potencial para exploração mineral se localizam dentro de um terreno de interesse também dos sem-terra. A paralisação da reforma agrária e a política de não assentamento das famílias acampadas são considerados agravadores da problemática.
Impacto em Segurança e Defesa: A disputa por terras no Pará criou um clima de hostilidades entre os agricultores sem-terra e os agentes que trabalham para a mineradora. Tal situação já possui um aspecto violento, podendo avançar para conflitos mais severos em uma região que detém uma das maiores incidências de conflitos agrários do país.
Fonte: ANGELO, Maurício. Novo ataque de seguranças da Vale a agricultores acirra conflito pela terra no Pará. Repórter Brasil, 27 jun 2020. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2020/06/novo-ataque-de-segurancas-da-vale-a-agricultores-acirra-conflito-pela-terra-no-para/