Por Jéssica Leite dos Santos e Nathalie Torreão Serrão|
Empresas e agências governamentais vêm empregando metodologia baseada em jogos para dirimir riscos de violação de dados. A PhD Michelle Moore aponta que a ferramenta metodológica Gamificação (Gamification) vem sendo utilizada para envolver melhor funcionários em um treinamento de segurança cibernética verdadeiramente eficaz e recrutar candidatos qualificados neste tema. Moore ressalta que o erro humano é uma das três principais causas de violação de dados e que até dois terços das violações cibernéticas são causadas por negligência ou má conduta do funcionário. Gamificação refere-se ao uso da mecânica e do pensamento de jogo para envolver os usuários na resolução de problemas e motivá-los. A metodologia pode tanto utilizar cenários prospectivos nas dinâmicas quanto ser empregada para gerar cenários futuros possíveis.
Impactos em Segurança e Defesa: O emprego de ferramentas baseadas na criatividade e/ou na interação para capacitar e instrumentalizar tomadores de decisão em temas de cibersegurança e correlatos trazem benefícios diretos tanto na capacidade dos mesmos de vislumbrar realidades e eventos de impacto possíveis no curto a longo prazos para suas instituições quanto no engajamento e na apreensão de políticas organizacionais, riscos e oportunidades.
Fonte: MOORE, Michelle. Bringing Gamification to Cyber Security Training. Global Sign GMO Internet Group. 18 abr. 2019. Disponível em: https://www.globalsign.com/en/blog/bringing-gamification-to-cybersecurity-training