Por Ana Clara Guinelle Teixedo e Caroline Colbert |
A Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) firmaram junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 31 de dezembro de 2020, um acordo de cooperação técnica internacional que fomenta o Programa Espacial Brasileiro. Foram coordenadas, até 2024, ações para o incentivo industrial e desenvolvimento de competências e carreiras no setor aeroespacial. Um dos objetivos centrais é impulsionar a atuação de mulheres no Programa Espacial Brasileiro. Além disso, o acordo busca fortalecer o mercado espacial, com o estreitamento das relações entre instituições públicas e privadas do setor.
Impacto em Segurança e Defesa: A execução das ações previstas pelo acordo, além de promover capacitação técnica-profissional e uma maior autonomia tecnológica e industrial ao Brasil, reposiciona as políticas nacionais para exploração espacial, ampliando as condições de inserção do Brasil nas práticas espaciais internacionais e potencializando o fornecimento de novos serviços de tecnologia.
Fonte: GOVERNO DO BRASIL. Acordo entre Nações Unidas e Agência Espacial Brasileira busca ampliar a participação de mulheres e jovens em carreiras de ciência e tecnologia. GOV, 25 jan. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/acordo-entre-nacoes-unidas-e-agencia-espacial-brasileira-busca-ampliar-a-participacao-de-mulheres-e-jovens-em-carreiras-de-ciencia-e-tecnologia