Por Mariane Almeida e Caroline Colbert |
Em maio deste ano, a ministra de Finanças e Assuntos Corporativos da Índia, Nirmala Sitharaman, informou no seu pronunciamento sobre a parceria feita com empresas privadas objetivando o lançamento de satélites e a exploração de recursos espaciais por meio das instalações da Indian Space Research Organisation (ISRO). As companhias receberão incentivos para integrar as tecnologias responsáveis pela concepção, fabricação e investigação científica das aplicações de sistemas espaciais voltadas para a segurança e comunicação, como as inteligências de telecomunicações e navegação por satélite. No âmbito das startups, tais medidas darão a oportunidade de inserção na crescente indústria espacial.
Impacto em Segurança e Defesa: Esta associação entre organizações de capital privado e a agência espacial da Índia pode gerar possibilidades de cooperação e, por outro lado, competição, tornando urgente a regulamentação tanto das atividades quanto da exploração de recursos espaciais.
Fonte: Satellites, outer space travel to be open for private companies in India: Govt. Live Mint, 10 jun. 2020. Disponível em: https://www.livemint.com/news/india/satellites-outer-space-travel-to-be-open-for-private-com panies-in-india-govt-11591760441596.html