Por Antonella Ribeiro e Thiago Honório |
A ONG de Direitos Humanos Anistia Internacional demonstrou preocupação sobre a privacidade e segurança de aplicativos de rastreamento de contatos para combater a pandemia no Bahrein, Kuwait e Noruega. Após uma investigação acerca dos aplicativos sobre a Covid-19 desenvolvidos em 11 países, a organização classificou alguns como perigosos para os direitos humanos, pois, realizam ativamente o rastreamento ao vivo dos locais dos usuários, enviando coordenadas de GPS para um servidor central. Após a publicação da organização, o governo norueguês pausou o uso de um dos programas. Bahrein e Kuwait ainda não interromperam o uso em sua forma atual.
Impacto em Segurança e Defesa: Essas ocorrências podem demonstrar um aumento da vigilância governamental e diminuição da privacidade da população. Mesmo que inicialmente os aplicativos possam ser usados para ajudar a manter o controle do vírus, eles também poderão oferecer riscos a segurança no longo prazo.
Fonte: PRIVACY fears over COVID apps by Bahrain, Kuwait, Norway. Al Jazeera, Doha, 16 jun 2020. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2020/06/privacyfears-covid-apps-bahrain-kuwait-norway-200616053656265.html