Por Nicole Torres e Thauan Santos |
Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) constatou que os gases do efeito estufa atingiram novo pico em 2019, sugerindo o aumento de 3 graus Celsius na temperatura média. Segundo a pesquisa, o regime de confinamento gerado pela pandemia da Covid-19 representa uma redução de somente 0,01° no aquecimento global. O que realmente provocaria resultados seriam pacotes de estímulos dos governos, que poderiam diminuir as emissões previstas para 2030 em 25%. Pesquisadores afirmam que o mês de novembro foi o mais quente da história e acreditam que 2020 está no caminho para ser um dos anos mais quentes já registrados.
Impactos em Defesa e Segurança: O aquecimento global ameaça todas as espécies do planeta. O relatório do PNUMA afirma que as mudanças climáticas incluem o degelo no Ártico, o que eleva o nível do mar; bem como ondas de calor que causam incêndios florestais. As consequências disso geram escassez de recursos, afetando toda a humanidade.
Fonte: STAFF, Reuters. The world is on track to warm by 3 degrees Celsius. World Economic Forum (online), 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/12/global-emissions-record-covid19-green-stimulus/