Por Carolina Custodio e Samira Scoton |
Nos últimos 20 anos, o setor de aquicultura evoluiu de um papel relativamente secundário para um papel principal no sistema alimentar global. O crescimento contínuo do setor tem implicações importantes para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Considerando o crescimento da população mundial até 2050, a localização estratégica dos sistemas de aquicultura, projetados e implementados para serem altamente sustentáveis, poderá sustentar o sucesso comercial e ambiental da indústria. Estudos em andamento apontam oportunidades e novos desafios. Os sistemas de aquicultura se beneficiam dos avanços genéticos e nutricionais, mas permanecem vulneráveis à volatilidade do mercado, aos eventos climáticos extremos e às pandemias como a COVID-19.
Impactos em segurança e defesa: Esta produção alimentar é a que mais tem crescido nas últimas duas décadas. A Aquicultura exigirá o planejamento de políticas e programas que assegurem o abastecimento alimentar junto ao crescimento demográfico mundial, a fim de evitar conflitos e convulsões sociais movidos pela falta de alimento.
Fonte: NAYLOR, R. L. et al. A 20-year retrospective review of global aquaculture. Nature, Londres, n. 591, p. 551–563. 24 mar 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41586-021-03308-6.