Por Charles Martins Hora e Jéssica Germano de Lima Silva |
Apesar da pandemia, recentemente, a Austrália anunciou o aumento de investimentos na Indústria da Defesa, um montante de US$ 185 bilhões para a próxima década. O investimento irá favorecer diretamente a Construção Naval do país, por conta dos projetos estratégicos da Marinha Real Australiana. O objetivo é de expandir as capacidades militares da Força, adequando-as aos desafios geopolíticos globais. Após isso, a BAE Systems Australia anunciou uma parceria de pesquisa e desenvolvimento, de US$ 4 milhões, com a Universidade do Sul da Austrália (UniSA) e o Innovative Manufacturing Cooperative Research Centre, para apoiar a entrega das fragatas classe Hunter à Marinha do país.
Impactos em Segurança e Defesa: Iniciativas neste sentido demonstram a importância dos investimentos governamentais em defesa e como estes transversalmente vinculam-se a outros setores da economia. Este é um exemplo prático da “Hélice Tripla”, um modelo de inovação que se baseia na sinergia entre governo, indústria e academia, para promover o desenvolvimento econômico e social.
Fonte: KUPER, Stephen. BAE partners with UniSA, IMCRC for Hunter Class frigate program. Defence Connect, 22 jul. 2020. Disponível em: https://www.defenceconnect.com.au/maritime-antisub/6491-bae-partners-with-unisa-imcrc-for-hunter-class-frigate-program