Por Raquel Missagia |
Os programas espaciais brasileiro e argentino buscam se capacitar na área de veículos lançadores de satélites. Estes países já possuem destaque dentro do cenário latino-americano. O objetivo é que o projeto brasileiro do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) e o projeto argentino Tronador III capacitem ambos para o lançamento de seus próprios satélites. Ainda que não exista uma corrida espacial entre os países, que são parceiros no projeto de desenvolvimento do satélite Sabia-Mar (Satélite Argentino-Brasileiro de Informação Ambientais Marinhas), alcançar a capacidade de desenvolver um veículo lançador significa tomar a dianteira do processo de consolidação de um programa espacial completo.
Impacto em Segurança e Defesa: Devido ao caráter dual destes equipamentos, o êxito nestes projetos pode despertar tensões com organizações internacionais e países que fazem parte de regimes internacionais de controle e não proliferação de mísseis. O desenvolvimento destes equipamentos deve ampliar a presença destes Estados no setor de defesa e segurança espacial.
Fonte: MISSAGIA, Raquel; SILVA, Larissa; LARANJEIRAS, Leandro. Política espacial y seguridad: estratégias de desarollo para vehículos de lanzamiento de satélites em Argentina y Brasil (2000-2019). V Encuentro de la Red Latino Americana de Espacio. 22 mai 2020 (10min42seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XuZDxdOBfjs&t=134s.