Por Rafael Laginha |
Em artigo publicado pelo Air War College dos Estados Unidos da América (EUA), analisa-se o possível uso da tecnologia de Pulsos Eletromagnéticos (PEM) por meio de cenários. O estudo faz comparações entre atores, probabilidades de emprego, equipamentos vulneráveis e o tipo de artefato empregado para produzir PEM. Os cenários abrangem países como China, Rússia e Coreia do Norte como eventuais utilizadores da tecnologia. O estudo sinaliza que o risco de ocorrer um ataque com PEM atualmente é alto. Para tanto, apresenta cenários de emprego por alguns países e seus efeitos nas atividades críticas dos EUA, tais como setor elétrico, de transportes, telecomunicações, combustíveis, bancário e financeiro, serviços de emergência, segurança e defesa.
Impacto na defesa e na segurança: O aumento da complexidade dos sistemas de infraestrutura, com grande grau de automação e de uso de componentes eletrônicos, tornam tais sistemas alvos prioritários para países que detêm forças armadas mais modestas, segundo propõe o estudo.
Fonte: MILLER, Colin R. Electromagnetic Pulse Threats in 2010. Center for Strategy and Technology Air War College, Air University, 2005. Disponível em: https://apps.dtic.mil/dtic/tr/fulltext/u2/a463475.pdf%20.