Por Italo Poty |
De acordo com simulações e cenários elaborados pela Rand Corporation, uma think tank norte-americana, é possível que os Estados Unidos percam uma futura guerra contra a China na Ásia. Para além da possibilidade de os chineses ultrapassarem os norte-americanos no continente asiático em forças terrestres, navais, aéreas, espaciais e cibernéticas no prazo de cinco anos, a grande vantagem da China é geográfica. Os cenários de guerra se passam no teatro asiático, partindo de hipóteses como a tentativa da China de conquistar militarmente Taiwan ou as Ilhas Senkaku (objeto de disputa entre Japão e China). Assim, os EUA poderiam não ser capazes de defender seus aliados da Ásia.
Impacto em Segurança e Defesa: Os cenários elaborados podem indicar a tendência ao acirramento da tensão entre China e Estados Unidos, em termos de projeção geopolítica na Ásia, indo além da competição econômica e tecnológica que já vem provocando turbulência na relação sino-americana.
Indicadores: Quantidade de exercícios militares americanos no Mar do Sul da China; modernização tecnológico-militar das Forças Amadas chinesas; grande estratégia assertiva adotada pelo governo chinês desde 2013 (fenfa youwei – striving for achievements).
Fonte: GILSINAN, Kathy. How the U.S. Could Lose a War With China. The Atlantic, 25 jul 2019. Disponível em: https://www.theatlantic.com/politics/archive/2019/07/china-us-war/594793/.