Por Nicole M. Araújo e Thiago Jacobino Honório |
Em um estudo publicado na revista Nature, cientistas chineses apresentaram a primeira transmissão simultânea de uma mensagem criptografada com tecnologia quântica. As informações foram enviadas do satélite Micius, que está a 500 quilômetros da Terra, para dois telescópios terrestres separados por 1.120 quilômetros. A velocidade é 100 bilhões de vezes superior as da fibra óptica convencional. O sistema criado foi posto, de acordo com o estudo, a diversos tipos de ataque e mostrou que é seguro. Ressalta-se que se alguém tentar observar essas partículas durante sua transmissão, seu estado quântico muda e o entrelaçamento é rompido, tornando impossível a possibilidade de interceptação.
Impacto sobre Segurança e Defesa: Segurança de informações sensíveis. Impossibilidade teórica de espionagem ou obtenção ilícita dos dados. A criptografia é um dos elementos principais de qualquer operação militar. Um sistema de comunicação teoricamente impossível de ser violado ou hackeado dificulta extraordinariamente a espionagem.
Indicador: Acompanhar os avanços nos departamentos de física das universidades que compõem o projeto como aumento das distâncias e velocidade em futuros experimentos e respectivos desdobramentos que serão publicados em periódicos da área como a revista Nature.
Fonte: YIN, Juan et al. Entanglement-based secure quantum cryptography over 1,120 kilometres. Nature (2020). Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2401-y