Por Caroline Colbert |
A China planeja lançar o primeiro módulo de sua Estação Espacial Tiangong no próximo ano, com um total de 11 lançamentos necessários para concluir a estação até 2023. Esta também representa a evolução do programa espacial chinês, que utilizou duas estações de teste em órbita em que hospedavam uma tripulação antes de passar para esse projeto mais complexo e ambicioso. Espera-se que a estação hospede três astronautas a bordo por seis meses, que podem realizar experimentos e outras atividades em órbita. A China também planeja lançar um telescópio capaz de se acoplar na estação para eventuais manutenções técnicas.
Impactos em Segurança e Defesa: Devido a algumas restrições a China não é parceira da Estação Espacial Internacional (ISS), e agora a construção de sua própria Estação está sendo considerada um sucesso. A tecnologia espacial chinesa é considerada pelos EUA como fator de risco para a segurança espacial, e ambos têm preocupação mútua de que armas podem ser instaladas no espaço.
Fonte: JONES, Andrew. China outlines intense space station launch schedule, new astronaut selection. SpaceNews, 28 mai. 2020. Disponível em: https://spacenews.com/china-outlines-intense-space-station-launch-schedule-new-astronaut-selection/.