Por Nicole Torres e Thauan Santos |
Um novo estudo feito pela Royal Botanic Gardens Kew reportou o “Estado das Plantas e Fungos Mundiais em 2020”. Nele foi emitido um alerta de cientistas de 42 países sobre o grande risco de extinção de 40% da flora mundial. Além do sustento alimentar, as plantas são recursos necessários para a fabricação de certos medicamentos e combustíveis. A constatação científica revela que a biosfera está correndo mais risco do que nunca e o desflorestamento, o aumento da população mundial e as emissões de gases estão piorando ainda mais a conjuntura. Na medida em que novas doenças surgem e o comércio ilegal erradica populações inteiras de espécies de vegetais, a biodiversidade vem se tornando mais vulnerável em escala global.
Impacto em Defesa e Segurança: Com a falta da fauna utilizada para medicamentos, combustível e alimentos, haverá a escassez de tais recursos. Um dos países que fornece a maior quantidade de matéria-prima ao mercado internacional é o Brasil, e considerando que a Amazônia é um dos ecossistemas mais ricos, podem acontecer conflitos por recursos naturais.
Fonte: DAVIDSON, Jordan. 40% of world’s plants at risk of extinction, new report finds. World Economic Forum (online), 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/10/worlds-plants-risk-extinction-report/