Por Gabriela Schneider e Thauan Santos|
A agência Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) afirma ter recebido 4 milhões de dólares do Congresso Americano para estudar dois métodos controversos de resfriamento da Terra. O primeiro está relacionado à emissão de enxofre na atmosfera, impedindo o planeta de receber radiações solares mais intensas. O segundo, se compromete a distribuir partículas na atmosfera para que as nuvens atuem como sombra. Ambas servem como medidas de mitigação. O NOAA, entretanto, ainda não se diz preparado para utilizar tais métodos. Justificam a pesquisa como uma forma de preparar o governo dos EUA para uma decisão política futura.
Impacto em Segurança e Defesa: Estudos como este demonstram a fragilidade das fronteiras nacionais em relação tanto à segurança como defesa, uma vez que as consequências da geoengenharia climática não respeitam limitações geográficas criadas pelo homem. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, demais países e seres vivos estarão à mercê daqueles que possuem conhecimento de tais técnicas.
Fonte: U.S. geoengineering research gets a lift with $4 million from Congress. Colorado. 23 jan 2020. Disponível em: https://www.sciencemag.org/news/2020/01/us-geoengineering-research-gets-lift-4-million-congress#