Por Gabriel Paes e Daniel Vidal Pérez |
O Líbano presencia um quadro acentuado de insegurança alimentar propulsionado pela crise político-econômica que o país tem perpassado nos últimos anos. Não obstante, este contexto fora exponencializado com a explosão na zona portuária de Beirute no início do mês de agosto, responsável também por destruir um dos maiores armazéns de grãos do país. Em razão deste cenário, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) tem coordenado a distribuição de insumos básicos aos cidadãos mais vulneráveis. Conjunturas e ocorrências como esta são exemplificações práticas da importância de se desenvolver um plano de ação sistêmico e ramificado quanto aos estoques estratégicos, visando, assim, a manutenção da Defesa Nacional.
Impactos em Segurança e Defesa: A danificação, ou até mesmo destruição, de um grande estoque estratégico pode provocar uma disrupção severa nas cadeias logísticas de alimentos que, a depender do grau de interconexão e capilaridade do sistema nacional de estoques, pode resultar em graves ameaças à segurança alimentar da região e na eclosão de convulsões sociais.
Fonte: WORLD FOOD PROGRAMME. Lebanon: WFP Racing to Help Vulnerable, Prevent Food Shortages. UN News. 12 ago. 2020. Disponível em: https://news.un.org/en/story/2020/08/1070062.