Por Ana Carolina Castilho e Caroline Colbert |
Coreia do Sul busca cooperação militar com a Rússia em meio à crescente ameaça na Península Coreana, com particular interesse na tecnologia de aviões a jato, drones e exploração do espaço. Segundo adido aéreo na embaixada da Coréia do Sul na Rússia, Kim Young Wook, o governo sul-coreano está tentando estabelecer uma atmosfera pacífica permanente na península e, para isso, conta com a cooperação com outros países, especialmente a Rússia. Ele acrescenta que a Coréia, apesar de poderosa militarmente, ainda precisa desenvolver-se em relação à exploração espacial. “Temos que aprender mais sobre a experiência e tecnologia da Rússia”, disse Wook. Seul espera assinar um memorando de entendimento na esfera militar durante visita do presidente russo Wladimir Putin ainda este ano.
Impacto em Segurança e Defesa: Em meio à efeméride dos 30 anos da retomada de relações diplomáticas entre Coreia do Sul e Rússia, a corrente escalada de tensões geopolíticas reforça antagonismos antigos e cria novos. Contudo esse anúncio de cooperação pode ser um passo importante para formação de novas alianças estratégicas na região Ásia-Pacífico.
Fonte: SPUTNIK. S Korea Seeks Cooperation With Russia on Fifth-Generation Jets, Drones, Space – Attache. Sputnik. Jul. 2020. Em: https://sputniknews.com/military/202008241080258628-s-korea-seeks-cooperation-with-russia-on-fifth-generation-jets-drones-space—attache/