Por Ana Carolina Dias Terra e Thauan Santos |
O cultivo marítimo na Ilha Pamban, Índia, pode contribuir para a segurança climática. A produção marítima pelas populações costeiras do país tem crescido consideravelmente. Dentre muitos benefícios, o principal é a capacidade de reduzir a emissão de gás carbônico no meio ambiente, que pode ocorrer de três formas: sedimentação do CO2 no fundo do mar, diminuição da emissão na agricultura pela utilização de bio-fertilizantes à base das algas e transformação das algas em biocombustíveis. Além disso, tal revolução azul pode minimizar a escassez alimentar na região. Apesar dos possíveis impactos negativos nos recifes, o cultivo marítimo gera um impacto socioeconômico positivo nas comunidades.
Impacto em Segurança e Defesa: O cultivo de algas em larga escala pode apontar para a redução das mudanças climáticas, que têm posto diversas formas de vida em risco. Tal iniciativa, contribui consideravelmente para o aumento da segurança climática. Além disso, a população da região costeira pode se beneficiar das atividades de produção e comercialização do recurso.
Fonte: MEENNAKSHI, J. The World’s fastest-growing source of food. BBC, 15 dez 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20201215-seaweed-the-worlds-fastest-growing-source-of-food