Por Armando Condelo e Caroline Colbert |
Os Emirados Árabes Unidos planejam uma missão para Marte no dia 14 de julho com o objetivo de obter dados climáticos. A sonda deve orbitar durante todo período anual marciano de 687 dias, com a disposição de três sensores que serão capazes de avaliar a composição atmosférica. Os Emirados enviaram no ano passado o seu primeiro astronauta à Estação Espacial Internacional (ISS), agora têm como foco a Hope Mars Mission, planificada desde 2014. Pela primeira vez será possível acompanhar o clima de Marte diariamente, com todas as possíveis oscilações e variações, com chances de que, no futuro, o projeto poderá se expandir para uma comunidade autossustentável no planeta revista até 2117.
Impacto: A Hope Mars Misson não apenas marca uma nova era da exploração espacial para o país da Península Arábica, mas também simbolizará uma ruptura de um longo monopólio espacial das iniciativas somente de países tradicionais, caso a missão de julho seja bem-sucedida.
Fonte: FIORATTI, Carolina. Emirados Árabes está prestes a lançar sua primeira missão a Marte. Super Interessante. 9 jun. 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/emirados-arabes-esta-prestes-a-lancar-sua-primeira-missao-a-marte/