Por Ana Cláudia Ferreira e Thiago Jacobino Honório |
A empresa de aeronaves chinesas, CH UAV Company, realizou o primeiro voo da versão marítima do drone CH-5. Essa versão conta com drones maiores, de média altitude e longa resistência, para lidar com as condições oceânicas. Segundo a empresa chinesa, diferentemente da aeronave padrão, que conta com link de dados à prova de congestionamentos e carga útil para qualquer clima terrestre, a versão marítima foi desenvolvida para lidar com alta temperatura, umidade e nevoeiro marítimo. A diferença fica evidente devido aos conectores de peças que foram substituídos por titânio para melhor adaptação ao ambiente marítimo.
Impacto sobre Defesa e Segurança: Com essa versão marítima será possível que o drone seja equipado com dispositivos fotoelétricos e radares de busca. Dessa forma, o CH-5 marítimo será fundamental na realização de missões de longo alcance visando a vigilância e monitoramento no mar, além de lidar com possíveis condições oceânicas complicadas e dinâmicas.
Fonte: VALDUGA, Fernando. China realiza primeiro voo da versão marítima do drone de reconhecimento CH-5. Cavok, 17 jul. 2020. Disponível em: https://www.cavok.com.br/china-realiza-primeiro-voo-da-versao-maritima-do-drone-de-reconhecimento-ch-5