Por Ana Carolina Terra e Marcelle Bessa |
A água doce é um bem indispensável à vida, além de ser um recurso finito. No quadro atual encontram-se problemas no consumo, na distribuição, gestão e comercialização da água, que se torna também responsável pela miséria e por conflitos em muitas regiões. As hostilidades em que a questão hídrica é o epicentro têm sido consideravelmente aumentadas devido a fatores como o aquecimento global acelerado, o aumento das produções agrícola e industrial e a má gestão governamental. América Latina, Oriente Médio, Ásia, EUA, entre outros já enfrentam crises e enfrentamentos em âmbito doméstico e regional, envolvendo muitas vezes diversos países.
Impacto em Segurança e Defesa: Diversos conflitos têm sido cada vez mais intensificados devido às lutas por controles de rios e afins. Além disso, países como os EUA já buscam se posicionar militarmente em regiões como a do Aquífero Guarani (que abrange o Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil) com vistas a um futuro ambiente de escassez mais rígida de água no mundo.
Fonte: PINTO, Elis. Geopolítica da Água. Revista de Geopolítica, v.8, n°1, p 19-32. 2017. Disponível em: http://www.revistageopolitica.com.br/index.php/revistageopolitica/article/view/172