Por Franco Alencastro e Thauan Santos |
O fosfato é um dos elementos mais importantes para a agricultura atual, sendo utilizado para a produção da maioria dos fertilizantes. Isso faz deste recurso um dos mais essenciais componentes da cadeia mundial de produção de alimentos. Estudos recentes mostram, contudo, que a sua produção mundial pode atingir um pico na década de 2030, diminuindo após esse período. A escassez de fosfato e a consequente elevação dos preços poderão ter consequências graves na produção de alimentos.
Impactos em Segurança e Defesa: Os países em desenvolvimento estão particularmente sob risco: eles concentrarão mais de 90% do crescimento populacional até 2030, elevando a pressão pela produção de alimentos. Agricultores destas localidades terão menos acesso a fertilizantes, o que pode provocar uma queda na produção de alimentos nesses Estados, elevando o risco de insegurança alimentar e da fome.
Indicador: Entre 2016 e 2019, a proporção entre o consumo anual e as reservas mundiais de fosfato caiu cerca de 13%. O ritmo do consumo atual aponta para um esgotamento das reservas mundiais até 2040.
Fonte: CARRINGTON, D. Phosphate fertiliser ‘crisis’ threatens world food supply. The Guardian, 6 set. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2019/sep/06/phosphate-fertiliser-crisis- threatens-world-food-supply.