Por Marcelle Bessa e Victor Gaspar Filho |
O governo estadunidense declarou emergência nacional para contornar a dependência de importações de minerais críticos. Através dessa medida, determinou, entre outros, a revisão de regulações ambientais, critérios para licenciamento de projetos de mineração e também de parâmetros para concessão de empréstimos para construção de veículos elétricos ou híbridos. Os 35 minerais considerados críticos para o governo estadunidense são majoritariamente importados, de forma a criar grande vulnerabilidade em suas cadeias produtivas. No documento, a dependência chinesa é apontada como particularmente delicada por não aderirem a práticas responsáveis de mineração e praticarem preços baixos. O texto da ordem prevê iniciativas de agências governamentais para todas as etapas da cadeia produtiva de minerais: exploração, mineração, concentração, separação, liga, reciclagem e reprocessamento.
Impactos em Defesa e Segurança: Tratam-se de recursos utilizados na indústria bélica estadunidense, essenciais à segurança energética do país e também à sua segurança econômica. Indústrias como a de energias limpas, de extração de oleo e gás de xisto, e todo o setor de alta tecnologia, são dependentes de minerais críticos. A progressiva concentração da produção chinesa no setor cria novas dependências para Estados importadores.
Indicadores: São destacados no documentos a barita, o gálio e o grafite, importados pelos Estados Unidos, respectivamente, em 75%, 50% e 100% em relação ao seu consumo interno anual. A China, por sua vez, é responsável pela produção de parcelas de 50%, 95% e 60% desses recursos internacionalmente. O controle sobre as cadeias de produção garante à China forte poder geoeconômico.
Fonte: TRUMP, Donald J. Executive Order on Addressing the Threat to the Domestic Supply Chain from Reliance on Critical Minerals from Foreign Adversaries. Casa Branca. 30 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/executive-order-addressing-threat-domestic-supply-chain-reliance-critical-minerals-foreign-adversaries/?utm_source=ods&utm_medium=email&utm_campaign=wwr?