Por Felipe Marques e Thiago Jacobino Honório |
A força aérea dos Estados Unidos (USAF) anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova geração de caças, através da Next Generation Air Dominance (NGAD). Segundo Will Roper, executivo de aquisições da Força Aérea Americana, a próxima geração de caças deverá ter como características armas de energia direcionada (Laser), elevado grau de furtividade, maior integração de sensores, além de maior presença de Inteligência Artificial e capacidade de controlar VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados). A motivação de se trabalhar no desenvolvimento em um caça de sexta geração é uma resposta ao desenvolvimento de novas aeronaves por parte de países rivais na área da aviação militar, como a China e Rússia.
Impacto em Segurança e Defesa: O desenvolvimento dessa nova geração de caças evidencia as tendências de como a indústria aeronáutica evoluirá nos próximos anos. Demostra também a importância cada vez maior dos VANTs e de tecnologias em geral que envolvam a Inteligência Artificial nos aviões de combate.
Fonte: INSINNA, V. The US Air Force’s radical plan for a future fighter could field a jet in 5 years. Defense news, 2019. Disponivel em: https://www.defensenews.com/digital-show-dailies/2019/09/16/the-us-air-forces-radical-plan-for-a-future-fighter-could-field-a-jet-in-5-years/.