Por Carla Cristina Passos Cruz |
O Observatório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Observatório Fiep) realizou estudo que aponta tendências para os próximos meses. Foram levantados sinais de futuro das principais organizações do mundo, startups inovadoras, provedores de tecnologia e acadêmicos experientes. Depois de tratados, os sinais levaram a 12 fenômenos emergentes que expressam avanços tecnológicos, inovações nos negócios, convulsões sociais, mudanças comportamentais e de consumo. Esses, por sua vez, foram classificados sob as temáticas: economia de baixo contato, vigilância em massa, flexibilização permanente, limpeza e desinfecção ubíquas, economia da ansiedade, infodemia, superapps, propósito coletivo, experiências aumentadas, comida reinventada, realidade sintética e ciber-resiliência. O aumento do uso da tecnologia é o elemento principal nas dinâmicas levantadas durante a quarentena e nas identificadas como tendência.
Impacto em Segurança e Defesa: Com maior emprego da tecnologia por setores que antes a utilizavam moderadamente, como o alimentício e o de limpeza, as empresas passam a ter mais acesso a dados e informações pessoais. Isso pode afetar a privacidade e liberdade dos cidadãos e demanda pesquisas de impactos futuros e de identificação de mecanismos de proteção.
Fonte: OBSERVATÓRIO SISTEMA FIEP. Tendências 2020. FIEP: Paraná, 2020. Disponível em: https://observatoriosistemafiep.org.br/blog/tendencias-sistema-fiep-2020.