Por Thiago Jacobino Honório |
Trabalho organizado pela norte-americana Rand Corporation investiga as possibilidades de emprego e as questões éticas acerca do uso de bots em redes sociais para impedir o recrutamento por parte de grupos extremistas em mídias sociais. Segundo o documento, tais meios digitais seriam a principal forma de recrutamento e radicalização de grupos extremistas e terroristas. O documento explora as implicâncias éticas que seu uso pode acarretar. Além dos efeitos internacionais que essa estratégia pode gerar.
Impactos em Segurança e Defesa: A hiperpersonalização da guerra no futuro poderá abrir espaço para localizar ameaças na rede com alta precisão e ação imediata contra indivíduos. O emprego de bots como meio de contenção de ameaças, pode ser uma possibilidade, entretanto, implica em riscos a privacidade. Os limites de tais operações serão possivelmente um dos principais debates internacionais nos próximos anos.
Fonte: MARCELINO et al. Counter-Radicalization Bot Research. Rand Corporation. Disponível em: https://www.rand.org/pubs/research_reports/RR2705.html