Por Luiz Miguel Klen Leite e Jéssica Leite dos Santos |
Dada a atenção cada vez maior que os sistemas autônomos têm recebido, Sigala e Langhals (2020) utilizaram o método Delphi em estudo prospectivo envolvendo especialistas militares e acadêmicos para identificar em que tarefas Veículos Autônomos não-Tripulados (VANT’s) serão mais usados e qual será seu nível de autonomia nos próximos 20 anos. As missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Carga, Comando e Controle e Guerra Eletrônica, entre outras, foram apontadas como tendo alta probabilidade de uso daqueles meios na janela temporal vislumbrada. A maioria dos especialistas também apontaram que o nível de autonomia envolvido deve aumentar ao longo do tempo.
Impacto em Segurança e Defesa: A produção de estudos como esse permite a realização de investimentos mais eficientes e a identificação de ações e políticas públicas preventivas que podem ser necessárias para lidar com as demandas e impactos relacionados ao uso de VANT’s com crescentes graus de autonomia em missões militares.
Fonte: SIGALA, Alberto; LANGHALS, Brent. Applications of Unmanned Aerial Systems (UAS): a delphi study projecting future UAS missions and relevant challenges. Drones, Basel, v. 4, n. 1, p. 1-15, 14 out. 2020.
[…] Leia o artigo completo no Projeto RADAR […]