Por Mayara Matos e Marcelle Bessa |
A literatura atual acerca das reservas de boro dispõe de dados controversos. Apesar de não constar na lista de minerais críticos, cuja escassez é esperada dentro de certo horizonte temporal, há incerteza quanto a durabilidade de seus depósitos. Tradicionalmente, essa lista considera duas dimensões: disponibilidade do semimetal e sua importância econômica. O boro está dentre os elementos que recebe menos atenção da academia. No entanto, seu uso é amplo, o colocando em uma classe de difícil predição, especialmente frente ao crescimento na demanda. Uma das principais aplicações está na produção de filamentos de boro, que são utilizados como um produto similar às fibras de carbono em materiais com alta resistência mecânica, úteis na indústria aeroespacial. O aumento do consumo decorre de avanços tecnológicos, oligopólios na estrutura de mercado e uma distribuição espacial desigual.
Impacto em Segurança e Defesa: Um cenário de escassez do mineral boro tem o potencial de afetar a segurança alimentar, frente o papel que desempenha no setor agrícola. Ainda, o desabastecimento pode desencadear uma alta nos preços nos demais setores que o utilizam, os quais incluem a indústria do vidro, de cerâmicas e produção de detergentes.
Fonte: Mermer C, Şengül H. Addressing potential resource scarcity for boron mineral: A system dynamics perspective. Journal of Cleaner Production, 2020. Disponível em:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.122192