Por Nicole Torres e Thauan Santos |
O Boro é um mineral marcado como “não crítico” na literatura de escassez de reservas naturais. Porém, a imprecisão de suas reservas gera a necessidade de estudos sobre sua estimada quantidade. A busca por novas tecnologias e produtos alternativos que o utilizam aumenta mais e mais. Isso produz incerteza para a sustentabilidade do mineral. Os principais mercados que o utilizam são vidro, cerâmica, fertilizantes e detergentes. O preço e a intensidade da exploração desse bem, no cenário de rápida difusão, crescem. Poderia custar até US$17.400 dólares por tonelada, assim, os estudos documentaram que não atenderia à demanda, esgotando-se em 2061.
Impacto em Defesa e Segurança: O possível fim das reservas de boro, faria com que as indústrias voltassem a usar produtos ainda mais escassos e poluentes. Este fato geraria mais escassez, podendo levar a instabilidade de produtos necessários no dia a dia da humanidade. Também pode representar maior emissão de poluentes e retrocesso ambiental.
Fonte: MERMER, Cihan et al. Addressing potential resource scarcity for boron mineral: A system dynamics perspective. In: Journal of Cleaner Production. Amsterdam: Elsevier Ltd, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652620322393