Por Felipe Marques e Thiago Jacobino Honório |
Recentemente, a Força Aérea dos Estados Unidos realizou com sucesso testes com aviões cargueiros convertidos em bombardeiros estratégicos. A razão para a conversão dos C-130J Super Hércules e C-17 Globemaster III é a maior capacidade de carga dessas duas aeronaves em comparação com veículos tradicionais, como o B-52. A mudança visa uma hipotética situação de conflito que exigiria uma frota aérea com grande capacidade de carga para emprego do atual arsenal utilizado. A aeronave é equipada também com cargas de mísseis de cruzeiro, ampliando o emprego desse recurso em conflitos.
Impacto em Segurança e Defesa: A conversão de cargueiros em bombardeiros estratégicos oferece uma nova perspectiva de emprego para esta classe de aeronaves, pois, não só a tornará a aeronave mais versátil em um teatro de operações, mas também propiciará o aumento de possibilidades de uso de mísseis cruzeiro sem a necessidade de várias classes de aviões.
Fonte: MIZOKAMI, K. The Air Force’s Goal: Turn Cargo Planes into Makeshift Bombers. Popularmechanics, 2020. Disponivel em: https://www.popularmechanics.com/military/aviation/a32714464/air-force-cargo-planes-makeshift-bombers/