Por Pedro Martinez e Caroline Colbert |
- O Pentágono divulgou recentemente a criação da Força Tarefa para Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPTF, em inglês), que será liderada pela Marinha. Em abril desse ano, foram tornados públicos três vídeos que mostram pilotos das forças norte-americana vendo e discutindo sobre objetos voadores não identificados. A divulgação levantou o interesse do comitê de inteligência do Senado dos EUA, que solicitou uma análise dos eventos em junho. Já haviam grupos dentro do Departamento de Defesa estudando informalmente esses eventos. O trabalho se manterá secreto, exceto se for aprovado um pedido de declassificação nas duas casas do parlamento.
Impacto em Segurança e Defesa: O grupo formalizará e unificará informações de maneira a identificar ameaças, como, por exemplo, drones espiões. A utilização desses drones em locais estratégicos é uma potencial ameaça a segurança nacional, fornecendo informações a estados rivais. A utilização de objetos voadores cada vez menores é um desafio para o setor militar.
Fonte: MACIAS, Amanda. Pentagon forms new task force to investigate UFOs. CNBC. 15 ago. de 2020. Disponível em: https://www.cnbc.com/2020/08/15/pentagon-forms-new-task-force-to-investigate-ufos.html.