Por Caroline Colbert |
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) recrutou hackers éticos para testar as vulnerabilidades dos seus satélites de defesa militar. O desafio é composto por diversas equipes que tentarão controlar a câmera do satélite e tirar uma foto da Lua. O objetivo do recrutamento de pessoal externo é justamente a busca pela inovação e novas visões em segurança de softwares. Essa competição auxilia no aperfeiçoamento da segurança no que tange ativos militares, da comunidade de inteligência e do espaço comercial dos EUA contra ataques cibernéticos. O impacto mais simples oferece a possibilidade de interromper, interceptar ou modificar todas as comunicações transmitidas pela antena conectada ao satélite, permitindo que um invasor, por exemplo, tenha acesso aos e-mails enviados por um sistema wi-fi ou tente iniciar outros ataques de hackers contra dispositivos conectados à rede de satélites. As habilidades seriam apresentadas ao vivo no Def Con 2020. O evento está suspenso no momento por causa da Covid-19.
Impacto em Segurança de Defesa: Em situações mais graves, os impactos em Defesa e Segurança podem ser ainda mais perigosos, pois um ataque também expõe a localização da antena de satélite, através da conexão com o dispositivo de GPS, o que faz com que bases militares secretas possam ser rastreadas e até mesmo atacadas.
Fonte: HACKERS get chance to target US satellite. BBC. 20 set. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-49768617.