Por Ana Cláudia Ferreira e Thiago Jacobino Honório |
Em setembro deste ano, navios de guerra e aeronaves da Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Estados Unidos concluíram um exercício que visava demonstrar a liberdade de navegação no mar de Barents, extremo Norte do planeta. Esse exercício ocorre no momento em que a OTAN e a Rússia intensificam as atividades militares em uma região que está ganhando importância. Isso devido à medida que o aquecimento global abre novas rotas comerciais em áreas antes restritas ao transporte comercial com o derretimento das geleiras. Dessa forma, os Estados evitam o possível risco de outros países procurarem militarizar e monopolizar as fronteiras internacionais.
Impacto em Defesa e Segurança: Com esse exercício, a Noruega busca afirmar sua capacidade de defesa no mar do Extremo Norte, desviando a conclusão de que se trata de rivalidade entre os EUA e a Rússia, e sim, da defesa da vizinhança norueguesa. Dessa forma, mostrando fazer parte de um reforço à defesa da OTAN na região. Assim podendo ampliar a segurança norueguesa e europeia devido a uma cooperação ampla no campo da defesa.
Fonte: CHUTER, Andrew. British warships extend their northern reach for Barents Sea drill. Defense News, 10 set.2020. Disponível em: https://www.defensenews.com/global/europe/2020/09/10/british-warships-extend-their-northern-reach-for-barents-sea-drill/?utm_source=clavis