Por Vinicius Janick e Jessica Leite |
Fake News são uma constante na comunicação moderna. O termo ganhou força nos últimos anos e seu uso tem sido associado principalmente a estratégias utilizadas por governos populistas para angariar apoio, visto que estas notícias têm por objetivo exaltar paixões, não informar. Apesar de o emprego de “desinformação” não ser algo novo, o estudo científico das Fake News só ganhou relativa importância após 2017, com pesquisas concentrando-se na área da Comunicação. Porém, engana-se quem acredita que esse fenômeno deveria ser uma preocupação apenas dos profissionais da Comunicação. As Fake News devem ser uma preocupação constante, pois o trabalho do futurista consiste, substancialmente, em colher informação relevante.
Impacto em Segurança e Defesa: A propagação crescente das Fake News tem se mostrado uma tendência, e sua utilização como estratégia política, diplomática ou militar tem potencial para incrementar, de maneira consistente, a complexidade do planejamento estratégico. Além de distinguir o ruído do sinal, também é preciso dedicar esforços em distinguir a informação falsa da verdadeira.
Indicador: Impacto das medidas de prevenção às Fake News na diminuição de sua propagação.
FONTE: JANICK, Vinícius. Prospecção de cenários e fake news. Linkedin, Rio de Janeiro, 11 mai. 2020. https://www.linkedin.com/posts/arranjos-metodologicos-lsc_06-prospec%C3%A7%C3%A3o-de-cen%C3%A1rios-e-fake-news-activity-6665713298526224384-x38y.