Por Nicole Torres e Thauan Santos |
A falta de monitoramento nos mares pelo foco no combate ao coronavírus ocasionou o aumento na pesca ilegal. Argentina e Indonésia relataram intensificação de tal atividade em suas águas por barcos estrangeiros, o que já impacta diretamente o estoque de peixes. Entre as consequências da pandemia estão a escassez de alimento e o aumento na atividade de pesca ilegal, não declarada e não regulamentada. A Covid-19 é uma doença que potencializa crises, por isso os países que já possuíam insegurança alimentar enfrentam maior escassez. É previsto que essa insegurança dobrará como um resultado direto da pandemia.
Impacto em Segurança e Defesa: A insegurança alimentar pode representar perigos internacionais. A falta de alimentos pode criar uma crise de recursos alimentares que causaria movimentos migratórios gerando instabilidade. Quanto à pesca ilegal, além da diminuição do recurso, os Estados têm suas soberanias ameaçadas ao enfrentarem criminosos que agem à margem dos acordos internacionais.
Fonte: BENNETT, Nathan J; et al. The COVID-19 Pandemic, Small-Scale Fisheries and Coastal Fishing Communities. 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08920753.2020.1766937 .