Por Caroline Colbert |
O uso de foguetes com propulsão nuclear pode gerar mais segurança e rapidez às missões tripuladas para a Lua e Marte. De acordo com Iain Boyd, professor de engenharia aeroespacial da Universidade de Colorado Boulder, California (EUA), a propulsão nuclear é mais eficiente e segura do que os atuais foguetes de combustão química, principalmente em relação ao ganho de velocidade. Quanto mais rápido for o deslocamento do foguete no espaço, mais chance tem de reduzir a exposição à radiação. Além de garantir um grande aumento no orçamento da NASA para desenvolver a propulsão térmica nuclear, o governo norte-americano emitiu um memorando em 2019 para redução da burocracia a fim de que as missões utilizem uma baixa quantidade de material nuclear.
Impacto em Segurança e Defesa: As viagens espaciais seriam facilitadas e encurtadas, além disso, as demais pesquisas científicas sobre o espaço profundo teriam resultados em um prazo menor do que na atualidade. Também causaria impactos consideráveis na militarização, pois favoreceria maior interação entre atores espaciais, aumentando as chances de conflitos.
Fonte: BOYD, Iain. To safely explore the solar system and beyond, spaceships need to go faster – nuclear-powered rockets may be the answer. The Conversation, 20 mai. 2020. Disponível em: https://theconversation.com/to-safely-explore-the-solar-system-and-beyond-spaceships-need-to-go-faster-nuclear-powered-rockets-may-be-the-answer-137967