Por Raquel Missagia |
Para o general norte-americano Kenneth Wilsbach, mais satélites devem ser utilizados para a vigilância tática. O comando Indo-Pacífico norte-americano incluiu em sua lista de equipamentos a serem adquiridos pelo Pentágono satélites que desempenhem as funções ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance). Esses equipamentos são importantes instrumentos de monitoramento de regiões vastas como o Pacífico. Sua atuação é mais eficiente do que equipamentos aéreos que possuem uma capacidade mais restrita. A aquisição destes satélites depende da autorização do Pentágono. Wilsbach acredita que há chances reais de conseguir implementar essa nova forma de monitoramento.
Impacto em Segurança e Defesa: O aumento no número de satélites táticos pelos EUA é um fator de atenção, pois outros países podem seguir essa tendência. Se isso ocorrer, será criado um dilema de segurança, pois criará e aumentará tensões pela disputa de ocupação da baixa órbita terrestre.
Fonte: ERWIN, Sandra. Military commanders could use more satélites for tactical surveillance. Space News, 16 sept. 2020. Disponível em: https://spacenews.com/military-commanders-could-use-more-satellites-for-tactical-surveillance/