Por Vinícius Ricardo Ferreira Janick |
Treinar um computador para completar tarefas de forma automatizada sempre pareceu algo complexo, exclusivo para detentores de conhecimentos muito específicos e avançados em computação. Contudo, apesar de pouco difundida, a ferramenta “teachable Machine”, disponibilizada pelo Google, objetiva simplificar esse processo. A ferramenta existe desde 2017 e vem sendo aprimorada. Atualmente, permite criar Inteligências artificiais treinadas para reconhecer imagens, sons e formas, utilizando apenas a câmera e o microfone do computador, tornando a prática acessível para usuários com pouca experiência. Exemplos de projetos que utilizam a ferramenta incluem auxilio da comunicação de pessoas com dificuldades motoras e reconhecimento de comandos por movimentos.
Impactos em Segurança e Defesa: A crescente facilidade de acesso a ferramentas de Machine-Learning, não apenas do Google, parece uma tendência, e isso tem consequências boas e ruins. Se por um lado potencializa CT&I em diversas áreas, incluindo defesa, por outro, municia grupos mal intencionados com ferramentas capazes de incrementar a precisão, automação e discrição de suas atividades.
Fonte: SANTANA, Leonardo. O Google atualizou o Teachable Machine para que você possa treinar uma IA sem código. SempreUpdate. 2019. Disponível em: https://sempreupdate.com.br/o-google-atualizou-o-teachable-machine-para-que-voce-possa-treinar-uma-ia-sem-codigo/