Por Caroline Colbert |
Uma nova diretriz de política espacial foi emitida pela administração do presidente dos EUA Donald Trump no dia 4 de setembro na qual solicita à indústria espacial que desenvolva medidas de segurança cibernética para proteger seus satélites em órbita. O documento intitulado Directive-5—Cybersecurity Principles for Space Systems também descreve um plano para o governo norte-americano trabalhar com empresas privadas e parcerias internacionais para ajudar a adotar boas práticas e criar normas em torno da segurança cibernética. Esta diretiva sugere que os ativos espaciais devem utilizar criptografia ao enviar comandos para satélites, assim como quando os satélites estão enviando informações para a Terra, além de criar esforços para proteger os satélites de adulteração, interferência e falsificação.
Impacto em Segurança e Defesa: Sistemas de GPS, comunicações e outros satélites são essenciais para a segurança nacional dos EUA – e de todos os países que utilizam ativos espaciais como o Brasil. Enquanto outros atores internacionais seguem desenvolvendo suas capacidades espaciais, os especialistas em Segurança estão alertando que os principais ativos dos EUA em órbita podem ser vulneráveis a cyber ataques.
Fonte: WHITE HOUSE. Memorandum on Space Policy Directive-5—Cybersecurity Principles for Space Systems. Washington DC, 4 set 2020. Disponível em: https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/memorandum-space-policy-directive-5-cybersecurity-principles-space-systems/