Por Agatha Tomassoni Santos e Caroline Colbert |
O primeiro satélite de uso militar da República Islâmica do Irã foi lançado com sucesso na órbita da Terra. Depois de sucessivos fracassos tecnológicos, o êxito de lançamento representa um novo marco de desenvolvimento do programa espacial iraniano. Os EUA suspeitam que o Irã esteja usando sua agência espacial para avançar o programa balístico de misseis nucleares. Todavia, o Ministro das Relações Exteriores do Irã reitera que o míssil de lançamento do satélite não tem a finalidade de carregar armas nucleares, também o cumprimento do país das regras impostas pela Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU quanto ao desenvolvimento de atividades nucleares.
Impacto em Segurança e Defesa: A ascensão de um novo ator espacial gera desconfianças na comunidade internacional sobre se suas atividades espaciais prezam pelo uso pacífico do espaço. Apesar das suspeitas, a República Islâmica do Irã não pode ser impedida de ter acesso ao espaço por meio de seus mísseis balísticos como estabelece o Tratado do Espaço Exterior (1967).
Fonte: BIZAER, Maysam. Iran satellite launch sends a message on failed US pressure. Al Jazeera, 28 abr. de 2020. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2020/04/iran-satellite-launch-sends-message-failed-pressure-200428102657189.html