Por Pedro Martinez e Caroline Colbert |
O avanço em escala global da COVID-19 está impactando seriamente as empresas do setor espacial. Companhias grandes e médias estão fechando as portas ou tendo suas operações totalmente reconsideradas. Muitas delas já possuíam dificuldades antes da pandemia. A americana Bigelow demitiu seus funcionários e a britânica OneWeb está considerando a abertura de falência. Empresas privadas estão ainda mais dependentes dos seus contratos públicos, como, por exemplo, a SpaceX, que conseguiu manter grande parte de seus projetos. Em uma indústria focada em hardware e trabalho presencial, projetos científicos e comerciais para o futuro próximo estão sendo adiados ou cancelados em massa.
Impacto em defesa e segurança: A fragilidade econômica imposta pela crise diminui a capacidade de resposta em temas de segurança espacial. A necessidade de reestruturação da indústria é motivo de insegurança por estados e empresas. Concomitantemente, o novo coronavírus impulsiona a necessidade maior de ativos espaciais com sistemas de localização e comunicação, pressionando sistemas existentes.
Fonte: O’CALLAGHAM, Jonathan. The Coronavirus Is Starting To Have A Serious Impact On The Space Industry. Forbes. 25 mai. de 2020. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/jonathanocallaghan/2020/03/25/the-coronavirus-is-starting-to-have-a-serious-impact-on-the-space-industry/#6f6dcbaf4cba