Por Luiz Miguel Klen Leite e Jéssica Leite dos Santos |
O Asia Power Index, do Lowy Institute, classifica 26 países da região segundo sua capacidade de influenciar o ambiente internacional. A versão mais atual do relatório avalia o poder dos países elencados considerando 128 parâmetros, como capacidades militares e econômicas, influência diplomática, resiliência e recursos à disposição dos Estados abordados nas próximas décadas. São apontadas tendências sobre a distribuição de poder regional, como a possibilidade de estabelecimento de uma multipolaridade assimétrica, sem que os EUA e a China consigam estabelecer primazia incontestável e com a atuação de potências médias tendo acentuada relevância.
Impactos para Segurança e Defesa: Iniciativas como essa auxiliam na remodulação e na análise da Política Externa dos Estados provendo informações passíveis de monitoramento e antecipando cenários possíveis em relação a distribuição de poder internacional nas próximas décadas. Os impactos que parâmetros como fluxos internacionais de pessoas e iniciativas de combate a COVID-19 podem ter sobre a capacidade estatal de influenciar o ambiente internacional são fatores relevantes informados.
Fonte: LOWY INSTITUTE. Lowy Institute Asia Power Index 2020 Edition. 2020. Disponível em: https://power.lowyinstitute.org/.