Por Gabriel Paes e Daniel Vidal Perez |
O índice global de preços de alimentos (FFPI) revelou que os primeiros meses de 2020 mudaram uma tendência de crescimento verificada em 2019, atingindo o seu menor valor desde dezembro de 2018. Os principais fatores relacionados foram a alta disponibilidade de alimentos para exportação e a desaceleração das atividades comerciais. No entanto, observa-se duas respostas diferentes dos países importadores. Uma parcela reduzida apresenta um sólido e ramificado sistema de estoques estratégicos, que permitem uma tomada de decisão política com relativa consciência situacional. A grande maioria dos importadores, ao contrário, dispõe de infraestruturas precárias e recursos financeiros escassos, comprometendo sua segurança alimentar.
Impactos em Segurança e Defesa: De um lado, a insegurança alimentar pode ser o estopim de conflitos sociais e armados, em regiões da África Subsaariana, Oriente Médio e Ásia, forçando a migração de contingentes populacionais. Por outro lado, é uma grande oportunidade geopolítica para países como a China através de seu programa Belt and Road Initiative.
Fonte: Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). FAO World Price Index. FAO, Roma, 04 de junho de 2020. Disponível em: http://www.fao.org/worldfoodsituation/foodpricesindex/en/.