Por Raquel Missagia |
O relatório “Avaliação de Ameaça Espacial”, produzido pelo Center for Strategic and International Studies (CSIS), estima as capacidades espaciais de China, Rússia, Irã, Coreia do Norte e Índia como possíveis ameaças aos Estudos Unidos. A busca desses países em desenvolver e aprimorar armas antissatélites (ASAT) e ativos espaciais é visto como um dado relevante na disputa geopolítica pelo acesso ao espaço. É importante salientar que o programa do Irã é descrito como um programa de fachada para o desenvolvimento de mísseis balísticos, e que recebe apoio da Rússia e da Coreia do Norte.
Impacto em Segurança e Defesa: Este relatório auxilia líderes e tomadores de decisão, a escolha dos países citados não deve ser dissociada do contexto de crise da ordem internacional que coloca Estudos Unidos e China em lados opostos. O principal impacto é a possibilidade de intervenção dos EUA no programa espacial iraniano.
Fonte: HARRISON, Todd. Et al. Space threat assessment 2020. Center for Strategic and International Studies: 2020. Disponível em: https://www.csis.org/analysis/space-threat-assessment-2020