Por Mariane Almeida e Caroline Colbert |
O Japão e os Estados Unidos firmaram, em julho deste ano, a Joint Exploration Declaration of Intent (JEDI) em uma reunião virtual entre representantes dos dois países. O escopo da declaração inclui uma maior participação da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) no programa Artemis, realizado pela International Space Station (ISS) e pertencente à National Aeronautics and Space Administration (NASA). O acordo foi firmado para cooperação em missões lunares de pesquisa e desenvolvimento. O administrador da NASA, Jim Bridenstine, e o Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, Koichi Hagiuda, acreditam na fortificação desta parceria. As propostas indicam o primeiro lançamento de uma mulher e do próximo homem à Lua até 2024. Artemis é o próximo passo na exploração humana e faz parte da estratégia mais ampla da NASA, da Lua para Marte.
Impacto em Segurança e Defesa: O elo com o Japão visualiza a potencialidade do Módulo de Experiências Japonês (JEM), pois, uma vez que todos os componentes japoneses da International Space Station (ISS) estiverem completos, poderá ser o maior laboratório de pesquisa científica responsável pelo envio de satélites pequenos em menor espaço-tempo e com maior segurança.
Fonte: NASA. Administrator Signs Declaration of Intent with Japan on Artemis, Space Station Cooperation. NASA, Jul. 2020. Disponível em: https://www.nasa.gov/feature/nasa-administrator-signs-declaration-of-intent-with-japan-on-artemis-space-station.