Por Leandro Laranjeiras e Caroline Colbert |
Pesquisadores da universidade de Kyoto e da empresa Sumitomo Forestry iniciaram o projeto dos primeiros satélites do mundo feitos de madeira. O objetivo é minimizar o dano ambiental causado da exploração do espaço e reduzir o acúmulo de lixo espacial. Os desenvolvedores argumentam que, ao deixar a órbita, os satélites de madeira irão queimar por completo sem emitir substâncias nocivas na atmosfera, como pequenas partículas de alumina, ou poluir a superfície com detritos ao reentrar na Terra. O Japão prevê que os satélites sejam lançados ao espaço em 2023, e para isso iniciou o cultivo de árvores e começará a testar diferentes tipos de madeiras resistentes a ambientes extremos.
Impacto em Segurança e Defesa: Se bem-sucedido, o projeto indicará uma solução viável para diminuir o problema do lixo espacial na baixa órbita, que em última instância pode representar ameaça à segurança humana. Além disso, a tecnologia pode ser alvo de disputas para o futuro desenvolvimento de foguetes, que são os maiores responsáveis por detritos espaciais.
Fonte: HARPER, Justin Harper. Japan developing wooden satellites to cut space junk. BBC News, Washington, 29 dec. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/news/business-55463366