Por Mariane Almeida e Caroline Colbert |
Durante a 2020 China Space Conference ocorreu a apresentação do projeto de enviar à Lua um novo foguete chinês ainda não nomeado, que possui características similares aos foguetes norte-americanos Delta IV Heavy e Falcon Heavy. A mostra representou uma grande mudança futura em direção a necessidade de modernização nos projetos de exploração espacial da China. Com as missões chinesas adotando o novo foguete, estima-se que será possível expandir tanto as explorações lunares quanto exercícios para além da órbita baixa, bem como atualizar os modelos de foguetes já desenvolvidos.
Impacto em Segurança e Defesa: A capacidade de inovação do foguete chinês poderá ser o pontapé inicial no descobrimento das habilidades de sobrevivência extraterrestre necessárias para a aquisição de experiência em missões tripuladas ou não fora da órbita baixa. Esta oportunidade será vital para a entrada de startups locais, fomentando a indústria espacial.
Fonte: China is building a new rocket to fly its astronauts on the moon. Space, 1 set. 2020. Disponível em: https://www.space.com/china-rocket-for-crewed-moon-missions.