Por Armando Condelo e Caroline Colbert |
A missão de levar seres humanos para o planeta vermelho é considerada, por alguns, ambiciosa demais e por outros, a próxima fronteira da exploração espacial. Os desafios são tecnológicos e sanitários. Alguns já estão quase resolvidos, com soluções como foguetes potentes para o lançamento, trajes de proteção contra a radiação, e mini reatores nucleares para evitar tempestades de poeira. Em caso de uma emergência médica, no entanto, a evacuação seria impossível, sendo necessário antecipar as surpresas e diminuir os possíveis danos. Ainda que muito arriscada e custosa, sendo essa a razão de nunca ter saído do papel, levar o ser humano a Marte se torna possível, mesmo com a imprevisibilidade.
Impacto em Segurança e Defesa: O avanço histórico e tecnológico pode ocorrer em forma de colônias ou bases permanentes. Deste modo, estaríamos diante de um feito inédito por causa do alto risco, significando também um novo capítulo da geopolítica no setor espacial.
Fontes: COURONNE, Ivan. Humanity on Mars? Technically possible, but no voyage on horizon. PHYS , julho. 2020. Disponível em: https://phys.org/news/2020-07-humanity-mars-technically-voyage-horizon.html