Por Julia Nishio e Daniel Vidal Pérez |
Microplásticos (MPs) são definidos pelo tamanho de 100 nm (nanômetros) a 5 mm (milímetros), e por sua origem, que pode ser primária ou secundária. Até recentemente, estudos focavam nos oceanos, onde os MPs entravam na cadeia alimentar via ingestão animal, sendo transferidos até o topo da cadeia alimentar. Uma nova pesquisa revela que esses minúsculos detritos plásticos que estão no solo terrestre podem atravessar as barreiras físicas da raiz, se movimentando para as partes comestíveis da planta. Além de se tornarem contaminantes ambientais, pelos produtos químicos usados em sua fabricação, os MPs absorvem outros poluentes, como cádmio, chumbo e níquel, podendo transferir também esses contaminantes dos solos para as plantas.
Impactos em Segurança e Defesa: A contaminação da cadeia alimentar aquática e terrestre por microplásticos é uma ameaça à segurança alimentar. As discussões globais sobre poluição e as análises de risco ambientais precisam ser atualizadas para prever essa nova rota de exposição humana a poluentes.
Fonte: PHYS.ORG. Crop plants are taking up microplastics. 2020. Disponível em: https://phys.org/news/2020-07-crop-microplastics.html.